Marcio Mota, médico-veterinária e gestor técnico, presidente da Associação Nacional dos Médicos-Veterinários (ANMV) e diretor da LegalVet Assessoria Regulatória, apresentou importante palestra aos médicos-veterinários da Associação dos Médicos-Veterinários de Jundiaí e Região (Amvejur), sobre a presença cada vez mais real da inteligência artificial na prática veterinária.
Marcio Mota destacou a importância dos profissionais se prepararem além dos conhecimentos técnicos, aprimorando-se com valores éticos, anímicos e os mais variados conhecimentos e experiências humanas, que é o que nos diferencia das máquinas, nos proporcionando competências que a inteligência artificial não consegue atingir. A leitura de grandes pensadores da humanidade, a reflexão a respeito das variadas culturas e seus dilemas éticos, e o conhecimento geral proporcionam o arcabouço para que a inteligência humana não possa ser superada pela artificial.
A Amvejur é uma das muitas entidades que fazem parte da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp), que tem o compromisso de unir a classe em prol do associativismo, da ética e da valorização profissional da medicina veterinária. Os integrantes das entidades irmãs podem participar das atividades de cada uma delas, e assim, estiveram presentes também, diversos colegas dessas entidades, enchendo o salão destinado à atividade.